11/05/2020

Veja as estratégias dos empreendedores de varejo para manterem as vendas

Pesquisa do Sebrae revela que os empreendedores têm se reinventado para continuar no mercado. As vendas online e o delivery estão entre as estratégias mais utilizadas.

Os pequenos negócios têm sido profundamente impactados pela crise provocada pelo novo coronavírus. Cada vez mais, é preciso encontrar soluções para permanecer no mercado e manter as vendas.

Pesquisa do Sebrae revela que 34,5% das pequenas empresas mineiras tiveram que mudar a sua forma de funcionar. Destes, 44% adotaram o horário reduzido como forma de diminuir os custos, e, para 39%, a estratégia foi apostar em serviços de entrega em domicílio e/ou nas vendas online.

Para Rafaela Alcântara, proprietária da Sotilé, uma loja multimarcas de pijamas e moda íntima, a solução foi investir no digital. “Já tínhamos presença nas redes sociais, especialmente no Instagram e no Whatsapp, e quando fechamos a loja, começamos a vender por esses canais. Mas com o tempo, vimos que o atendimento não estava sendo tão efetivo”, relembra.

Somado a isso, Rafaela oferece descontos exclusivos para os clientes na loja virtual, além de frete grátis em alguns produtos. “Com todas essas medidas, nosso atendimento melhorou, conseguimos aumentar as vendas e manter o faturamento. Está sendo muito positivo”, relata.Para ela, o momento é de investir no digital e se adequar às novas necessidades do consumidor. “Percebemos que até as pessoas mais velhas, que não usavam tanto os canais digitais para comprar, estão aprendendo e passando a usar, o que para nós é muito bom. O ambiente digital nos oferece muitas possibilidades”.

Força para se reinventar
Nyura Lima, sócia da loja infantil “Cadê meu Brinquedo?”, no bairro Castelo, em Belo Horizonte, também viu no ambiente digital um grande aliado. “Aumentamos muito a nossa divulgação nas redes sociais, principalmente no Instagram, que não investíamos tanto. Outra estratégia foi entrar em grupos do bairro, no Facebook e no WhatsApp, onde conseguimos falar de forma bem direcionada com o nosso público”, destaca.

No Instagram, a empreendedora dá dicas aos pais de como entreter as crianças. “Estamos postando muitas dicas de jogos, quebra-cabeças, livros e brinquedos de montar, além de brincadeiras para fazer em casa, para crianças de todas as idades. É uma forma de ajudar os pais com opções para interagir com as crianças, nesse momento em que estão reclusas”, explica.

Além disso, a loja faz entregas por delivery, com frete grátis para o bairro Castelo e região. “Junto com o pedido, entregamos um livrinho de colorir, uma cortesia da nossa loja”, completa.

Apesar dos desafios impostos pela crise, Nyura se mantém otimista. “É um momento de insegurança e fragilidade, mas temos que fazer o que está ao nosso alcance e olhar para a frente. Acreditamos que, com muito trabalho e força, iremos superar esse momento”, destaca.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Varejo/noticia/2020/05/veja-estrategias-dos-empreendedores-de-varejo-para-manterem-vendas-coronavirus.html