12/05/2021

Como uma serraria do interior se tornou o maior parceiro da Apple no Brasil – e agora anuncia internacionalização

iPlace, controlada pelo Grupo Herval, anuncia início de recompra de Apple Watch e inauguração de primeira loja no Uruguai, com os mesmos serviços oferecidos na rede brasileira

Com 144 lojas em operação no país, a iPlace, parceira oficial da Apple no Brasil, se prepara para abrir a primeira operação internacional no Uruguai. A loja será inaugurada no próximo mês de junho no Shopping Punta Carretas, em Montevidéu, e levará para o país vizinho o popular serviço de recompra de aparelhos usados (Buyback) – inclusive de Apple Watch, que acaba de começar a rodar por aqui. As novidades foram reveladas antecipadamente a PEGN. 

A iPlace nasceu em 2011, mas a empresa que controla a marca, o Grupo Herval, completa 62 anos de existência neste ano. No início, a Madeireira Herval criada no então distrito de Santa Maria do Herval, em Dois Irmãos (RS), era especializada em serraria de madeira e fabricação de esquadrias. Um ano depois já ampliou o portfólio com caixas de madeira para calçados.  

Com o tempo, o grupo se consolidou como indústria de móveis e colchões, mas hoje são 15 marcas sob os guarda-chuvas de indústria, química, varejo e serviços financeiros.

O presidente do Grupo Herval, José Agnelo Seger, conta que sempre houve oportunidades ou incentivadores externos, em todas as frentes de atuação da empresa, para a expansão do portfólio. No caso de espumas e colchões, Seger diz que o estímulo veio dos então dirigentes da rede varejista norte-americana Sears, que vendeu as operações no Brasil no início da década de 1990.

Já a entrada no ramo de consórcios financeiros também se deu pela necessidade de estreitar o relacionamento com os consumidores de outras frentes de negócios. Hoje, são três empresas, a HS Financeira, HS Consórcios e HS Seguros, e Seger revela a vontade de ter um banco digital no portfólio. 

Há cerca de dois anos, a indústria também ganhou uma filial na Flórida, nos Estados Unidos, para atender a grandes clientes de e-commerce e lojistas.

Quando a Apple entrou na história, o Grupo Herval tinha iniciado a atuação na área de eletrônicos há poucos anos. “Em 2010, já trabalhávamos com as lojas TaQi, de casa e construção, e éramos distribuidores da HP. E aí surgiu a oportunidade de trabalharmos com a Apple”, afirma Seger.

A sondagem, de acordo com Matheus Mundstock, diretor da iPlace, veio da própria empresa americana, que procurava por um parceiro comercial no Brasil. “Um representante nos perguntou se tínhamos interesse em conversar com a Apple para desenvolver uma parceria. No mesmo instante em que se ventilou essa possibilidade, pegamos um avião e fomos lá na Apple para falar sobre isso”, diz.

A jornada brasileira da empresa americana com a iPlace começou em março de 2010, com a abertura simultânea de duas lojas em shoppings de Porto Alegre e Caxias do Sul, ambas no Rio Grande do Sul, já para impressionar a nova parceira. No entanto, levou um tempo para que o Grupo Herval se adaptasse ao padrão construído pela empresa de Steve Jobs. 

“Operar com a Apple é trabalhar com detalhes e isso foi difícil principalmente nos primeiros anos. É um alto nível de criticidade, o que era disruptivo para o varejo brasileiro. Nos primeiros anos procuramos nos adaptar, aprender, encontrar a fórmula”, diz Mundstock.

Além das expectativas da Apple, o Grupo Herval também precisou lidar com as exigências dos próprios clientes, que conheciam a marca americana e suas lojas próprias em outros países e esperavam pela mesma experiência na iPlace. “51% dos clientes que entram em nossas lojas pensam que é uma loja Apple, ou seja, a expectativa é elevada. Nos primeiros anos, o grande desafio foi a experiência.”

As adaptações evoluíram e a iPlace conseguiu se firmar no mercado. Em 2012, sete lojas foram inauguradas e em 2014, 49 unidades em apenas cinco meses. Todas as operações são próprias e cada nova localização é mapeada a quatro mãos, considerando critérios do Grupo Herval e da própria Apple. 

Também em 2014, a empresa americana inaugurou sua primeira loja física própria no Brasil, no Rio de Janeiro. Mundstock diz que isso não impactou nos negócios da iPlace. “Desenvolvemos um know-how em expansão regional que é interessante para eles, porque é mais difícil para a Apple operar em cidades menores. Eles quiseram marcar presença com a loja própria, mas mantiveram os parceiros que poderiam continuar com a capilaridade.” 

PEGN tentou contato com a Apple para entender os critérios de expansão da Apple Store em solo nacional, mas não obteve retorno até o fechamento desse texto. A empresa tem apenas mais uma unidade própria, em São Paulo.

De acordo com o executivo, a iPlace, que pertence ao ecossistema Apple Premium Reseller, é o único parceiro Apple autorizado a operar o serviço de Buyback, que se tornou bastante popular no mercado brasileiro. "Pagamos mais que a média do mercado para facilitar para o consumidor, porque conhecemos o mercado local."

A internacionalização já era um sonho antigo do grupo dono da iPlace. Alguns países já vinham sendo estudados e a negociação com a Apple vinha avançando, até o início da pandemia.

Cerca de um mês antes da primeira quarentena no Brasil, Mundstock viajou por vários países da América Latina, já com o intuito de levar a iPlace para outros idiomas. Tanto o Grupo Herval quanto a Apple entenderam que o Uruguai seria o melhor lugar para começar essa expansão, justamente pela proximidade com a sede da empresa.

Desde junho do ano passado, o diretor da iPlace trabalhou em todos os contratos para a inauguração no país vizinho. A dificuldade, de acordo com Mundstock, foi conduzir todo o desenvolvimento da operação à distância.

Além da loja, os uruguaios também terão acesso a compras pelo e-commerce e atendimento a empresas, além dos serviços de recompra de usados. Cerca de 95% do quadro de funcionários será de pessoas do próprio país e a diversidade também será uma marca do negócio nas contratações, segundo o executivo. "Teremos produtos personalizados também, como capas para iPhones desenvolvidas de acordo com o gosto dos uruguaios. Queremos nos aproximar culturalmente deles", diz Mundstock.

A unidade internacional será a única inauguração da iPlace em 2021. Neste momento, cerca de 40 unidades brasileiras estão em reforma para a adaptação a um novo layout padronizado. Não há expectativa de inaugurações locais para este ano. Também não há previsão de novas aberturas internacionais. “Vamos dar o passo seguinte depois de consolidado o anterior”, afirma Seger.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Varejo/noticia/2021/05/como-uma-serraria-do-interior-se-tornou-o-maior-parceiro-da-apple-no-brasil-e-agora-anuncia-internacionalizacao.html