13/10/2020

Empreendedor fatura R$ 2,5 milhões com e-commerce de adesivos geeks

 A Nerd Stickers surgiu depois que Gabriel Vieira foi a um evento de empreendedorismo e viu uma pessoa com o notebook cheio de adesivos.

No fim de 2015, quando estava em uma empresa prestes a falir, Gabriel Vieira se sentiu perdido sobre o que fazer. Mas um evento de empreendedorismo deu uma ideia de negócio um pouco diferente: foi lá ele viu uma pessoa com um notebook cheio de adesivos estilolosos. Hoje, aos 32 anos, Gabriel é o dono da Nerd Stickers, um e-commerce de adesivos geeks que fatura R$ 2,5 milhões por ano.

Antes da Nerd Stickers, Gabriel teve experiência em diferentes áreas. Morador de Uberaba, em Minas Gerais, ele foi contratado em uma universidade em 2006, onde começou como zelador e passou por vários setores, incluindo o de dedetização.

Ele sempre teve muito interesse pela área de tecnologia, então estudava sobre computação em seu tempo livre. Isso fez com que ele virasse técnico de laboratório de engenharia da universidade e aprendesse cada vez mais sobre o assunto.

Gabriel trabalhou por oito anos na universidade, até que conseguiu uma outra vaga como gerente de projetos na área de TI — mas a nova empresa estava em uma situação ruim e prestes a falir. Mesmo desanimado com a situação, ele decidiu ir em um evento de empreendedorismo para o qual a empresa o convidou. Foi lá que Gabriel viu uma pessoa com um notebook cheio de adesivos.

“Eu achei super legal, bem nerd e tecnológico. Curti demais”, afirma. “Vi que era uma ideia bacana e pensei em começar um negócio.”

Na mesma noite, começou a pesquisar sobre licenças gratuitas que poderia usar em seus adesivos e já criou o seu site. Além disso, colocou um campo para que o cliente tivesse a opção de personalizar seu adesivo. “Eu nem sabia com qual máquina eu faria isso, mas pensei que poderia encontrar uma gráfica na minha cidade”, diz o empreendedor.

No dia seguinte, veio a surpresa: ele já tinha uma venda de R$ 60 de um cliente que queria um adesivo personalizado. “No primeiro mês, fiz o equivalente a R$ 5 mil. Foi surreal, porque era muito dinheiro.”

Quando percebeu que poderia ser um bom negócio ter uma empresa de adesivos, ele entrou de cabeça na ideia. Começou a visitar gráficas para entender o processo de impressão e quais eram as melhores táticas de corte. Depois de passar um tempo insatisfeito com a qualidade do serviço das gráficas, Gabriel decidiu começar a comprar suas próprias máquinas para fazer a produção completa dos adesivos.

Algumas das estampas foram feitas em parcerias com artistas, que ganhavam uma comissão com as vendas. Os desenhos incluem personagens e conteúdos da cultura pop, como Harry Potter, Stranger Things, Friends, Beatles, Coringa e Star Wars.

Apesar de o negócio estar indo bem, Gabriel sentiu falta da companhia de outras pessoas —  e também estava sobrecarregado com a produção. “Eu fiquei isolado da sociedade e ficou muito difícil para mim”, afirma. Ele contratou mais funcionários para ajudar no negócio, inclusive a sua namorada, Gabriele Siqueira, que cuida da parte financeira. Também passou a contar com a companhia de Apollo, seu cachorro de estimação. 

A chegada da crise do coronavírus preocupou a equipe, já que a Nerd Stickers costumava produzir boa parte de seus adesivos para grandes eventos —  que não estavam mais acontecendo. A solução foi diversificar o público: começaram a atender pequenas empresas que estavam surgindo, fabricando os adesivos que seriam os rótulos dos produtos, como bolos de pote e cervejas.

A previsão, segundo Gabriel, é que eles aumentem o faturamento neste ano e consigam alcançar R$ 3 milhões. Além disso, o empreendedor quer expandir o negócio, levando uma fábrica para São Paulo e a outras capitais.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2020/10/empreendedor-fatura-r-25-milhoes-com-e-commerce-de-adesivos-geeks.html