Depois de trabalhar em ferro-velho e vendendo roupas da China, João Barcelos fez sucesso com entregas de batatas recheadas e criou método próprio.
João Barcelos, 29 anos, tem uma história marcada pelo empreendedorismo. Na adolescência, por necessidade, ele trabalhou em ferros-velhos na Zona Leste de São Paulo, e depois passou a vender produtos para o ramo. Em seguida, trabalhou com comércio de roupas, fazendo viagens à China para trazer mercadorias. Chegou a ter sorveterias de paletas mexicanas quando o negócio foi moda na década passada. Mas foi no ramo de alimentação por delivery que ele encontrou o sucesso.
Hoje, Barcelos é dono de uma empresa de mentoria para deliveries — a Premier Suporte e Consultoria — que deve fechar 2022 com R$ 2,4 milhões de faturamento, contra R$ 1 milhão do ano passado. O empreendedor também é embaixador do iFood. Ele tem um programa semanal no canal do YouTube iFood para Parceiros, o "Conta aí, João", além de dar cursos na plataforma de ensino da empresa, a iFood Decola.
Barcelos se tornou especialista em delivery e, especialmente em iFood, na prática. Ele afirma nunca ter feito capacitações no tema, apesar de já ter atuado em uma rede de alimentos naturais que funcionava com foco em delivery, onde adquiriu experiência. Foi depois de ter tido um delivery de batatas recheadas, o Da Terra Batataria, que o empreendedor percebeu uma oportunidade de negócio já que ele tinha passado a ensinar amigos e familiares a vender mais no aplicativo.
"Nossa batataria deu muito certo. Faturávamos R$ 70 mil ao mês apenas vendendo pelo iFood. Criei uma loja de tapiocas para minha irmã, e também deu certo. Abri no aplicativo uma loja de porções e petiscos para minha tia. Comecei a ensinar muita gente, de graça, mesmo. E aí, entendi que eu tinha criado uma metodologia para fazer sucesso no iFood", diz o empresário. No começo de 2019, ele lançou um canal no YouTube em que ensinava a vender no iFood, chamado João do iFood.
"Lá, eu ensinava empreendedores a entrar no iFood, dava passo a passos de graça. Tive um parceiro que me ajudava na edição dos vídeos e também me auxiliou na criação do meu curso online", conta Barcelos. Em 2019, ele vendeu o curso Segredos do iFood para 100 alunos. Somente em janeiro de 2020, conseguiu outras cem vendas. "Em fevereiro, meus vídeos começaram a ter mais visualizações no YouTube. No lockdown da pandemia, o curso explodiu. As pessoas abriam seus deliveries e faturavam de R$ 15 mil a R$ 20 mil por mês, logo no começo", afirma. Foi quando recebeu uma notificação extrajudicial do iFood para que parasse de usar o nome da empresa em seus produtos.
Com a ameaça de processo, o empreendedor teve de mudar o nome de seu canal e de seu curso, que passaram a se chamar "João Barcelos – Segredos do Delivery". Mesmo tornando o conteúdo mais geral, ele seguiu fazendo sucesso. "Tive 6 mil alunos em 2020. Na virada para 2021, a galera que tinha começado do zero já estava vendendo R$ 100 mil por mês e começou a me pedir outros cursos sobre crescimento e consultorias". Assim, em janeiro de 2021, ele abriu a consultoria para delivery Premier.
A empresa tem uma equipe de suporte para restaurantes que funcionam por delivery, oferecendo serviços variados. A implementação de uma loja no iFood, por exemplo, custa a partir de R$ 500. Uma análise de métricas custa R$ 400, e a consultoria do empresário sai por R$ 10 mil a R$ 50 mil, dependendo da quantidade de lojas. "Nossa garantia é o aumento mínimo de 15% a 20% no faturamento", diz Barcelos, que vende também um workshop de dez dias para empreendedores que queiram impulsionar seus deliveries. O empreendedor não trabalha mais com os antigos cursos.
Em 2021, depois de abrir sua empresa e alcançar milhões de visualizações no YouTube, Barcelos recebeu um convite do iFood para se tornar embaixador da plataforma. "O iFood me procurou para ajudar na comunicação com os restaurantes. Eles viram meu engajamento e que sou uma referência para o público deles", conta. Atualmente, além de apresentar um programa que vai ao ar toda sexta-feira no canal iFood para Parceiros, Barcelos também dá cursos gratuitos dentro da plataforma, na área de capacitação iFood Decola, dentro do site da plataforma.
Dicas do especialista
Sobre o segredo do sucesso para deliveries no iFood, Barcelos cita parte da estratégia que criou, mencionando o Método EVC: Especificidade, Visibilidade e Clareza. "Esses pilares fazem o empreendedor vender mais no iFood. Ser generalista é ruim. Evite nomes como 'Lanche da Mamãe', 'Cozinha da Vovó'. Se especialize num nicho e coloque isso no nome, como por exemplo, 'panquecaria', 'batataria', 'banoffe'. Isso faz com que o cliente entenda de forma mais rápida o que você vende", indica.
É também importante buscar a visibilidade do negócio na plataforma. "Participe de listas promocionais e use palavras-chave estratégicas na divulgação são passos importantes", sugere.
Por fim, gerar desejo, com clareza, vai garantir o aumento das vendas, segundo o especialista. "Há empreendedores que ainda pensam com a cabeça do restaurante físico: colocam primeiro as entradas, o prato principal lá embaixo [no cardápio no iFood]. Mas o motoboy não vai entregar assim para você, chegando primeiro na sua casa com as entradas, e depois, com o prato principal. O cardápio não pode ser muito complicado nem ter muitos itens obrigatórios que vão encarecendo o valor do prato inicial. Não oferecer diversas opções de pagamento também afasta os clientes", ensina Barcelos.
Fonte:https://revistapegn.globo.com/empreendedorismo/noticia/2022/12/especialista-em-delivery-e-embaixador-do-ifood-ele-fatura-r-24-milhoes-com-consultoria.ghtml