Campanha será realizada em toda a rede municipal
A Prefeitura de João Pessoa realiza, neste sábado (10), o ‘Dia D’ da campanha nacional de multivacinação. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de reforçar a proteção contra a Influenza, especialmente para os grupos prioritários, como crianças a partir de seis meses, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. A ação acontece em todas as Unidades de Saúde da Família, Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunização, das 8h às 12h.
Também haverá atendimento em três pontos móveis no Home Center Ferreira Costa, Shopping Tambiá e Shopping Sul, das 12h até o horário de encerramento de cada estabelecimento. A campanha nacional segue até o dia 31, com meta de vacinar ao menos 90% do público-alvo. Em João Pessoa, isso representa aproximadamente 217,9 mil pessoas.
Desde o início da campanha deste ano, em 31 de março, João Pessoa já aplicou 23.265 doses da vacina contra Influenza em pessoas dos grupos prioritários. Em anos anteriores, foram registradas 284,5 mil doses aplicadas em 2021, 258,3 mil em 2022, 267,7 mil em 2023 e 180,6 mil em 2024.
A Influenza é uma infecção viral aguda com alta transmissibilidade e potencial para evoluir para quadros graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou até mesmo óbito. A vacina disponibilizada protege contra três cepas do vírus: A-H1N1, A-H3N2 e B.
Dados da Gerência de Vigilância Epidemiológica de João Pessoa revelam que, em 2024, foram registrados 53.254 atendimentos por síndromes gripais nas unidades sentinelas, com 1.174 casos graves sendo 421 positivos para algum vírus respiratório e 64 óbitos confirmados. Em 2025, nos quatro primeiros meses, foram notificadas 16.921 síndromes gripais, com 296 casos graves, dos quais 124 tiveram diagnóstico confirmado para vírus respiratórios, resultando em 31 mortes.
A estratégia da Vigilância Sentinela busca fortalecer a identificação de vírus circulantes, seus períodos de sazonalidade e novos subtipos, contribuindo para a formulação de vacinas contra a Influenza e também contra o SARS-CoV-2.
A vacinação é destinada aos grupos definidos pelo Ministério da Saúde, divididos entre prioritário (crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos) e especial (puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais de segurança, caminhoneiros, entre outros). Pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais também devem se vacinar, mediante apresentação de laudo médico.
Todos os imunizantes das campanhas em andamento, como Covid-19, Influenza, HPV e Dengue, podem ser aplicados simultaneamente com outras vacinas do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, para pessoas a partir dos seis meses de idade.
Para receber as doses, é necessário apresentar o cartão de vacinação e documentos comprobatórios. Profissionais devem apresentar declaração, contracheque ou carteira de classe, enquanto pessoas com comorbidades precisam de laudo médico.
As unidades de saúde que não funcionarão no Dia D são a USF Jardim Planalto (Distrito Sanitário 1), a USF Maria de Nazaré (DS 2) e a USF Cidade Verde (DS 3).
Fonte:https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2025/05/664689-joao-pessoa-realiza-dia-d-de-multivacinacao-com-foco-na-prevencao-da-influenza/