Pesquisa da FDC indica que brasileiros ainda preferem dinheiro, mas muitos optam pela segurança dos cartões. Especialista fala sobre flexibilização dos lojistas
Embora o dinheiro ainda seja a forma de pagamento preferida dos brasileiros, os cartões de crédito e outras transações bancárias estão ganhando espaço nas escolhas dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), com o apoio da Brink’s, mostrou que a aceleração digital provocou uma mudança no comportamento de compra do consumidor.
Os dados indicam que 53,4% da população brasileira prefere usar o dinheiro como forma de pagamento, no entanto, 20% opta pelo cartão de crédito e 16,5% pelo cartão de débito. Uma pequena parcela, 3,5%, prefere usar o PIX ou aplicativos e carteiras digitais como meio de pagamento preferido.
Outros números, no entanto, mostram que a movimentação via PIX tem crescido no Brasil desde o seu surgimento. Em 2022, de acordo com um balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos com cartões cresceram 36% no 1º trimestre de 2022. O destaque, conforme a pesquisa, ficou com o cartão de crédito, com crescimento de 42,4%, “apoiado no avanço da base de usuários, que buscam cada vez mais soluções como compras online, parcelamento sem juros e pagamento por aproximação, com comodidade e segurança”.
“Milhões de transações por PIX já estão sendo feitas, inclusive como modelo a ser copiado por outras nações. Foi uma grande sacada do sistema financeiro brasileiro. Então é muito importante a utilização e aceitabilidade por parte dos varejistas desse meio de pagamento”, explica o especialista da Fundação Dom Cabral (FDC), Horácio Forte.
Com o aumento das transações online, os pagamentos por aplicativo e as carteiras digitais também ganharam expressividade. No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos brasileiros dos grupos sociais A, B e C, que possuem smartphones, já são usuários recorrentes das carteiras digitais. As principais vantagens são praticidade e agilidade, unidas também à segurança buscada pelo consumidor.
Carteiras digitais são uma versão digital de suas contas e cartões, facilmente acessíveis via computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo inteligente que, basicamente, elimina a necessidade de carregar uma carteira real.
Esses aplicativos funcionam como uma multiplataforma, oferecendo diversas outras funções. O PicPay e PayPal, por exemplo, atuam como meios de pagamento, por receber dinheiro, como carteira virtual, por armazenar seus cartões, e também como conta digital, porque guarda dinheiro e é possível usar do saldo como uma conta corrente bancária.
Adaptação e flexibilidade do varejista
O varejista, por sua vez, precisa ficar atento a essa multiplicidade de opções e abrir o leque para que o consumidor escolha que forma de pagamento realizar. De acordo com Horácio Forte, especialista da FDC, o uso do cartão de crédito é uma grande vantagem para o lojista. “Tanto de débito como de crédito, porque, afinal de contas, hoje em dia todos os consumidores têm preocupação com a segurança. É o que chamamos de dinheiro de plástico. É um meio de pagamento de extrema relevância, que também amplia para o lojista o potencial de ganhar maior fluxo de pessoas nas suas lojas”, explica.
Ainda conforme a pesquisa da FDC, 36% das pessoas que preferem usar cartão de crédito o fazem por facilidade e 31% porque permite a comodidade do parcelamento. Essas questões precisam ser levadas em consideração pelo empreendedor, de modo que seja possível ampliar os meios de pagamento do seu negócio pensando na diversidade de clientes com rendas financeiras também variadas.
“Quanto mais o empreendedor flexibilizar as opções de pagamento, melhor, porque dessa forma ele está abrindo o leque para que possa captar clientes que optam pelas mais variadas formas de pagamento. Cada cliente conhece a quantidade financeira que pode ser desembolsada em uma compra à vista ou uma compra parcelada também. Sem falar que dessa forma, aliado a um bom atendimento, cordial e cortês, pode fidelizar seus clientes”,
detalha Horácio Forte.
Os consumidores mais jovens, ouvidos na pesquisa da FDC, se mostraram mais propensos à adoção de outros meios de pagamento, em detrimento ao dinheiro. Segundo Horácio Forte, para adaptar os meios de pagamento a uma gama maior de clientes, é necessário treinar a equipe.
"Por exemplo: se você tem hoje um bem que vai comprar à vista, por R$ 100, o vendedor não pode dizer que é o mesmo valor parcelado em dez vezes. O importante é treinar a equipe para um diálogo cortês, delimitando o campo de manobra para que esses R$ 100 possam ter desconto à vista. São essas orientações financeiras que hoje podem ser a dificuldade de alguns consumidores", ressaltou o especialista da FDC.
https://www.ideiapositivaonline.com.br/noticia/dica-256762698/meios-de-pagamento-veja-os-mais-aceitos-e-a-importancia-da-diversidade-deles-para-o-negocio