19/05/2022

Pesquisa aponta aumento de empregos no Brasil; Paraíba acompanha números nacionais

A Associação Brasileira para Competitividade e Inovação (Abracinov) divulgou, nesta quarta-feira (18), uma pesquisa que analisa os números da empregabilidade no Brasil, além de detalhar índices da Paraíba, incluindo João Pessoa e Campina Grande. O levantamento leva em consideração os dados do último mês de março, que são os mais recentes divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho. Em linhas gerais, o Brasil fechou o mês com a criação de 136.189 empregos formais na comparação com fevereiro. O número é 11% menor do que o mesmo período de 2021. 

 

A Paraíba encerrou o mês de março deste ano com aumento de 1.061 empregos em relação a fevereiro. Ainda assim, a geração de emprego nesse período foi 35% menor do que março de 2021 no estado. Em João Pessoa, o saldo também foi positivo, com 684 empregos a mais. Campina Grande teve aumento de 130 empregos no mesmo mês, na comparação com fevereiro. Entretanto, a geração de emprego no trimestre foi 42% menor do que o mesmo período de 2021 na Rainha da Borborema.

 

Em termos regionais, o mês de março teve aumento de empregos em quatro das cinco regiões geográficas do país na comparação com fevereiro. No Nordeste, o saldo da geração de empregos ficou negativo, com desligamento de 4.963 postos em relação às contratações. A explicação do Ministério do Trabalho para o saldo negativo na região é o período de desmobilização do setor de cana-de-açúcar, especialmente nos estados de Sergipe, Pernambuco e Alagoas, com demissão de trabalhadores temporários. 

 

A Abracinov é uma associação vinculada à Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), não possui fins lucrativos e existe para fomentar a inovação e a competitividade nas organizações privadas e públicas de todo o Brasil.

 

Confira a pesquisa completa!

 

Positiva Comunicação

Fonte:https://www.ideiapositivaonline.com.br/noticia/geral/pesquisa-aponta-aumento-de-empregos-no-brasil-paraiba-acompanha-numeros-nacionais